Nunes Pacheco - Cerimonial e Assessoria
15 aplicativos para planejar seu casamento com tecnologia
Celebrar um casamento é um dos momentos mais especiais na vida de um casal. No entanto, mesmo que a festa seja pequena e pretenda receber poucos convidados, a quantidade de detalhes que devem ser levados em consideração durante a organização vai além do que possamos imaginar.

Por esse motivo, registrar contatos, orçamentos e ideias é imprescindível na hora de planejar o matrimônio. Então, por que não contar com uma ajudinha da tecnologia para fazer tudo isso?

Procurando ajudar àqueles que estão pensando em subir ao altar em breve, uma série de desenvolvedores criou aplicativos especialmente para facilitar a organização de um casamento. Com abordagens diferentes, os apps têm funções que vão desde a contagem regressiva para o “Sim!” até ferramentas que compartilham as fotos da festa em tempo real.

Conheça melhor cada um dos aplicativos que selecionamos especialmente para você e tenha a certeza de que com um bom planejamento você terá um casamento dos sonhos!

Fábrica de casamento - Organização de Casamento

Como o próprio nome já diz, o aplicativo reúne diversas funcionalidades para que o seu evento possa ser planejado com tranquilidade e dentro do prazo. A lista de tarefas é o ponto alto do aplicativo que já traz 38 categorias relacionadas ao casamento para que ninguém corra o risco de se esquecer de nenhum detalhe.

Para organizar uma festa de arromba ou apenas uma reunião com amigos e familiares mais próximos, o aplicativo permite selecionar apenas os serviços que serão usados no seu casamento. Ainda, uma das funções mais charmosas é a contagem regressiva que indica quantos dias faltam para o “Sim!”.

Também existe uma seção especialmente para os fornecedores. Contudo, é preciso lembrar que o país é muito grande, então, não é possível listar todas as cidades e as empresas que trabalham com eventos desse tipo.

O aplicativo foi lançado em 2011 pela 8D Games e já está na sua versão 2.0. Totalmente gratuito e em português, o Fábrica de Casamento pode ser baixado através da AppStore e é compatível com iPhones e iPads.

Weduary

Com o avanço da tecnologia, a criação de um site já é um detalhe que faz parte dos preparativos do casamento. Além de ser bonito, é uma excelente opção para quem precisa convidar amigos e parentes que moram longe ou com quem têm pouco contato.

Existe uma série de opções para você montar seu site, mas o Weduary traz um diferencial de peso: a interação social dos noivos e convidados através do Facebook. Em entrevista à Reuters, Brit Morin, a desenvolvedora do site especial para os pombinhos disse que a ideia veio da necessidade. Quando estava organizando seu casamento, Brit e seu noivo procuravam uma ferramenta que pudesse conectá-los aos convidados e permitir também o contato entre eles muito antes do casamento. Como não encontraram nada que correspondesse às suas expectativas, a saída foi criar um site com todas as funções que desejavam.

Assim, o Weduary permite que, em quatro passos simples, os noivos criem um site exclusivo. É possível escolher o layout, criar uma URL personalizada, adicionar fotos, marcar o lugar e a data em que vai acontecer a cerimônia e escrever um pouco sobre a história do casal.

O serviço é inteiramente conectado com o Facebook, importando todas as informações diretamente da rede social. Quanto à lista de convidados, todos podem ser avisados do evento através do site em conexão com o Facebook e responder na seção RSVP do site.

O Weduary também permite gerenciar a lista de convidados. Todas as confirmações são enviadas diretamente para o email dos administradores e, assim, os noivos ficam sabendo quem comparecerá ao evento.

Na seção “Guests” a interação entre os convidados está liberada. O site deixa claro quem vai comparecer à festa desacompanhado e, assim, facilita a comunicação – e por que não dizer também a paquera – entre os solteiros. A seção “My Profile” também permite que os convidados se apresentem e falem um pouco mais de si mesmos, além de poder registrar uma história que tenham vivido com os noivos.

O serviço é simples e totalmente gratuito. Logicamente, a ferramenta oferece opções de personalização que são cobradas à parte: a criação de um domínio exclusivo custa 15 dólares e um layout personalizado custa 20 dólares. Mesmo assim, as funcionalidades básicas dão conta do recado.

Criado em 2011, o Weduary está disponível para casais do mundo todo com um pacote básico gratuito. O único fator que pode representar um problema é que todos os sites criados através do Weduary, bem como as páginas de gerenciamento, são em inglês e essa configuração não pode ser alterada.

WedPics

Além de ser divertido, registrar todos os momentos do casamento é fundamental para guardar as memórias de um momento tão especial. Antes do uso da tecnologia, os casais disponibilizavam câmeras descartáveis para que seus convidados pudessem eternizar alguns lances da celebração.

Aos poucos, essas câmeras foram substituídas por versões digitais que, atualmente, dominam o mercado. No entanto, elas têm a desvantagem de obrigar os noivos a correr atrás das fotografias depois da festa, pedindo a todos os convidados que mandem seus arquivos.

Para acabar com esse transtorno de uma vez por todas, existe o WedPics – um aplicativo criado especialmente para o compartilhamento em tempo real das fotos do seu casamento. Com a ferramenta, todas as imagens capturadas por seus convidados são instantaneamente armazenadas em um álbum digital que está à disposição dos noivos assim que a festa acabar.

O funcionamento da ferramenta também é bastante simples. Basta que os noivos acessem o site do aplicativo, montem um perfil com seus nomes e os detalhes do casamento e criem um álbum de fotos. Assim que essas etapas forem cumpridas, o aplicativo liberará um código de acesso que deve ser informado aos convidados. Assim, todas as fotografias serão enviadas para o seu álbum.

Na hora de fotografar, os usuários podem aplicar cinco tipos diferentes de filtros nas imagens. Ainda, todas as fotos podem ser curtidas e receber comentários dos convidados, funcionando de maneira muito semelhante a uma rede social. Os registros também podem ser compartilhados no Twitter e Facebook.

O WedPics acabou de ser lançado, mas já coleciona alguns elogios na sua página no Google Play. Compatível com Androids e iPhones, a ferramenta também permite que as fotos digitais capturadas da maneira tradicional possam ser enviadas para o mesmo álbum através de um computador.

O álbum de fotos pode ser criado diretamente no site do desenvolvedor por 99 dólares. O download do aplicativo é gratuito para todos os convidados mediante o uso do código de acesso e pode ser encontrado diretamente no Google Play. O conteúdo é todo em inglês.

Wedding Dress Look Book

O famoso site de casamentos TheKnot.com criou o seu próprio aplicativo para ajudar as noivinhas de plantão a escolher o vestido perfeito para o grande dia. Com inúmeras referências e ideias originais, o aplicativo permite que você navegue por diferentes modelos até encontrar aquele que mais combina com você.

Por esse motivo, a ferramenta permite que a noiva cadastre suas informações pessoais, como altura, personalidade, estilo do casamento e partes do corpo que merecem destaque para que o aplicativo possa sugerir os modelos mais indicados para cada tipo de corpo e ocasião.

O Wedding Dress Look Book ainda possui filtros como estilo, modelo e preço para facilitar o processo de busca. Você também pode favoritar todos os vestidos que gostar e manter as referências prontas para serem consultadas sempre que precisar.

O aplicativo é todo em inglês e pode ser baixado gratuitamente em suas versões para Android ou iPhone e iPad.

Wedding Countdown Widget

Quer contar quanto falta para o seu casamento de uma maneira diferente? Então o Wedding Countdown Widget pode ajudar!

Além das opções tradicionais de contagem regressiva em anos, meses, dias, horas, minutos e segundos, o aplicativo desenvolve uma matemática diferente que permite precisar quantos beijos ou batidas do coração ainda faltam para o seu grande dia.

A ferramenta traz frases e imagens à escolha do usuário, mas também permite personalizar alguns detalhes. Ainda, depois que a contagem para o dia do matrimônio chegar ao fim, o aplicativo reinicia automaticamente e passa a contar quanto tempo falta para o primeiro aniversário de casamento.

Totalmente em inglês e gratuito, o contador pode ser encontrado em sua versão compatível com Androids e iPhones.


Your Wedding Dance

A dança dos noivos também é uma novidade que tem feito sucesso nas festas de casamento. Com o objetivo de envolver os noivos e entreter os convidados, a tradicional valsa hoje divide espaço com danças modernas.

Mas nem todo mundo nasce com o dom de mover o corpo no ritmo da música, então alguns ensaios podem ser necessários antes de encarar seus convidados na pista de dança do seu casamento. Sendo assim, o aplicativo Your Wedding Dance dá dicas e ensina alguns passos de diferentes ritmos.

O conteúdo é totalmente em inglês e o aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play.


Design Your Wedding Day

Este é mais um aplicativo que foi criado por uma noiva que desejava organizar seu casamento de maneira prática e eficiente. A noiva responsável pela criação procurava uma maneira de armazenar suas imagens de referência e o contato dos fornecedores de um jeito que pudesse encontrar tudo o que precisava rapidamente.

Assim, ela criou o aplicativo Design Your Wedding Day, que é dividido em duas categorias principais: “Design” e “Vendors”.

Na seção “Design” é possível encontrar todos os detalhes desse tipo de evento: salão, flores, fotografia, vestidos, sapatos e muito mais. Aqui, a noiva pode guardar as imagens que servem de inspiração para o seu grande dia ou fotografar lugares e produtos que caibam dentro do seu estilo de casamento.

Já a seção “Vendors” é como uma agenda de contatos exclusiva do evento. Também separada em categorias diferentes, a página permite adicionar o nome, o endereço, o email e o telefone de uma empresa ou profissional, além de uma breve nota que ajude a identificar cada fornecedor.

O conteúdo é todo em inglês, mas tem a vantagem de ter uma interface bonita e muito convidativa. O download da versão compatível com Android é gratuito e pode ser feito diretamente no Google Play.


Wedding Planning Complete Plus

Esse é mais um aplicativo para quem precisa planejar o casamento desde o início. Para ajudar nesse processo, a seção “Things to Do” traz uma lista de tarefas que devem ser cumpridas mensalmente – anunciar o noivado, fechar a lista de convidados e planejar um arquivo dos pagamentos realizados são apenas alguns dos detalhes que estão elencados no aplicativo.

No entanto, o ponto forte do aplicativo é o gerenciamento de convidados. A ferramenta permite cadastrar amigos e familiares e ainda indicar se são convidados do noivo ou da noiva. Em outra tela, uma lista com todos os convidados ajuda a visualizar se os convites já foram enviados e se a confirmação recebida de cada um foi positiva ou negativa. A partir daí, a ferramenta calcula automaticamente o número de convidados.

Também vale destacar a seção de orçamento que traz um valor total estimado para a festa e as categorias individuais – como música, recepção e papelaria – com um custo médio, o orçamento previsto e o que de fato foi gasto com cada detalhe. Ainda, a tela inicial é personalizável e exibe um contador com o tempo restante para o grande dia.

Todas essas funcionalidades estão disponíveis em inglês na versão Plus, que é compatível com Android e pode ser adquirida por cerca de 8 reais no Google Play. A versão Lite também está disponível gratuitamente para download.


Wedding Party

Aqueles que estão com as contas na ponta do lápis sabem que o buffet é um dos serviços que mais pesa no bolso de quem está prestes a subir no altar. Por isso, é fundamental calcular com exatidão a quantidade de alimentos e bebidas necessários para servir a todos os seus convidados sem desperdícios.

O aplicativo faz todos os cálculos a partir do número de convidados e de alguns detalhes que podem ser alterados, como a época em que será a festa, se haverá um jantar, se serão servidas bebidas como vinho ou espumante e a maneira como serão servidas, entre outros.

Os resultados podem ser compartilhados nas redes sociais em forma de curiosidades sobre a sua festa de casamento. O conteúdo está disponível em inglês e a versão compatível com Android está disponível gratuitamente no Google Play.


Mariée

A revista Mariée criou um aplicativo especialmente para ajudar as noivas com os preparativos do casamento. Com uma interface simples e fácil de usar, a ferramenta tem como destaque o gerenciamento de convidados e do orçamento.

Na seção “Checklist”, todas as tarefas que fazem parte da organização podem ser anotadas e dividas em concluídas e não concluídas. Da mesma maneira, os convidados podem ser classificados entre confirmados e não confirmados. Já os fornecedores ficam na seção “Orçamento” e se dividem entre aprovados e não aprovados, exibindo informações complementares, como o nome da empresa e o preço cotado.

O diferencial do aplicativo é que todas as listas podem ser enviadas por e-mail, facilitando o planejamento da festa. O Mariée é totalmente em português, compatível com iPhones e iPads e pode ser baixado gratuitamente na AppStore.


Brides Wedding Genius

Mais uma revista especializada em noivas lançou um aplicativo para facilitar o planejamento do grande dia. Semelhante a um catálogo recheado com os mais lindos vestidos, a noiva pode escolher o seu modelo e ainda ter muitas ideias de como vestir as madrinhas.

O diferencial do aplicativo é que, além dos trajes especiais, ele traz imagens de anéis de noivado e de casamento e ainda sugere destinos para quem está planejando a lua de mel. Ainda, para quem mora no Hemisfério Norte, a ferramenta possui um localizador de empresas e fornecedores que oferecem serviços de fotografia, música e decoração.

O conteúdo do aplicativo é em inglês e foi desenvolvido para iPhones e iPads. O Bride Wedding Genius pode ser baixado gratuitamente na AppStore.


Wedding Budget

Lidar com tantos fornecedores, prazos e valores está tirando o seu sono? Então o Wedding Budget é o aplicativo certo para você!

Não importa se o orçamento do seu evento é de mil ou um milhão de reais, o aplicativo certamente vai ajudar a controlar os gastos e estipular cotas para cada um dos serviços contratados para o seu casamento. Todos os valores estipulados podem ser alterados durante o planejamento. Os gráficos – que podem ser em formato de barra ou pizza – ajudam a visualizar os preparativos que estão dentro da cotação e aqueles que já estouraram o orçamento.

Diversas categorias são customizáveis para que o planejamento esteja de acordo com o evento que será realizado. Outro ponto interessante é que o aplicativo ajuda a gerenciar os pagamentos, permitindo que o usuário tome nota da data e do valor dos pagamentos que devem ser realizados.

O aplicativo em inglês é compatível com os dispositivos Apple e pode ser baixado gratuitamente na AppStore.


myPANTONE Wedding & Events

Não existe casamento sem cores. Mesmo que o casal opte pela tradicional combinação de preto e branco, essa escolha pode ser aproveitada em toda a decoração de maneira a enriquecer ainda mais o evento.

E para tratar de cores, não existe ninguém melhor do que os especialistas da PANTONE, que criaram um aplicativo para inspirar as futuras noivas. Recheado com imagens de referência nas mais variadas cores, o aplicativo permite que você crie painéis de inspiração com elementos pré-definidos ou imagens que você mesma pode incluir na ferramenta.

Aproveite as diversas inspirações de convites, flores, bolos, joias, comidas, sapatos e decoração ou utilize uma das 200 combinações prontas que acompanham o aplicativo. Utilizando todas as funcionalidades do iPad, a ferramenta permite que você gire, arraste e disponha as imagens da maneira que preferir para criar os seus painéis.

O myPANTONE Wedding & Events é compatível apenas com iPads e seu conteúdo é em inglês. O aplicativo pode ser adquirido na AppStore por 4,99 dólares.


WeddingHappy

Esse é o aplicativo ideal para as noivas superorganizadas, que gostam de cuidar bem de perto de todos os detalhes do grande dia.

A primeira informação a ser inserida na ferramenta é o dia do casamento. A partir daí, o aplicativo vai estipular datas para todas as tarefas que o casal deve cumprir. Logicamente, essas datas podem ser alteradas e novas tarefas podem ser adicionadas no decorrer do planejamento.

Contudo, o mais interessante é que a noiva pode delegar funções para o noivo ou até mesmo para sua mãe, dividindo o trabalho e a responsabilidade de organizar o casamento sozinha. Mas, se você mudar de ideia no meio do caminho e resolver contar com a ajuda de uma cerimonial, todo o planejamento do casamento pode ser exportado ou enviado por email.

Você também pode programar notificações para se lembrar do prazo de algumas tarefas. A cada tarefa cumprida, a noiva ganha um selo – quanto mais selos acumulados, mais perto está o grande dia. O aplicativo também tem espaço para armazenar o contato e as informações dos fornecedores de diferentes categorias.

No entanto, dois grandes trunfos da ferramenta são, primeiramente, que ela permite a alteração da data do casamento sem que isso implique em reiniciar e perder todas as configurações e notificações previamente agendadas. Ainda, o aplicativo dispensa o uso da internet para a navegação básica. Enquanto a maior parte dos aplicativos precisa estar diretamente conectada, o WeddingHappy pode ser usado no metrô ou no avião sem maiores problemas.

O aplicativo é plenamente compatível com os dispositivos Apple e seu conteúdo é todo em inglês. É possível fazer o download da ferramenta gratuitamente na AppStore.


Wedding Planning

O Wedding Planning é mais um aplicativo para agilizar o planejamento de eventos importantes, como um casamento. Com uma interface bastante simples e intuitiva – que costuma agradar até mesmo aos noivos –, a ferramenta separa as tarefas do casamento mês a mês.

Além das funções mais comuns, como gerenciar o orçamento para diferentes itens ou cuidar da lista de convidados, o aplicativo tem o cuidado de enumerar preparativos que dificilmente são lembrados, como marcar um jantar de noivado e apresentar oficialmente as famílias ou colocar em dia os exames médicos do casal – tudo com até um ano de antecedência.

Todas as categorias são qualificadas de acordo com a sua realização: contas pagas e não pagas, convites enviados e não enviados e tarefas cumpridas e não cumpridas.

O diferencial da ferramenta é se preocupar também com os compromissos que existem após o casamento. Entre eles, o aplicativo lista a preservação do buquê e a necessidade de buscar o vestido na lavanderia. Ainda, os contatos podem ser importados do Twitter e as tarefas podem ser enviadas por e-mail.

Com seu conteúdo disponível em português, a versão Android do Wedding Planning pode ser baixada gratuitamente no Google Play e a versão compatível com iPads e iPhones pode ser adquirida por 0,99 dólares diretamente na AppStore.
Fonte: Toda Ela

Ver Todos
Jogo de contrastes
Descubra o que o formato da pedra do anel de noivado revela sobre a noiva
Conheça 12 destinos deslumbrantes para passar a lua de mel
Acompanhe a evolução dos vestidos de noiva ao longo dos séculos 20 e 21
Chuva de arroz, bolhinha de sabão, confete e outras idéias para casamento
O Anel de Noivado
O Buquê de Noiva
O Vestido de Noiva
Noivos buscam personalização até nas alianças
Personalidade e idade ajudam a não errar na escolha da daminha e pajem
Nunes Pacheco - Cerimonial e Assessoria