Nunes Pacheco - Cerimonial e Assessoria
Dress Code: conheça as regras para se vestir em cada tipo de casamento
Eternizada no samba de Noel Rosa, a dúvida “com que roupa eu vou?” atormenta mulheres todos os dias, principalmente aquelas que têm um casamento para ir. Mas, ao contrário do que se imagina, montar um look para uma festa não é das tarefas mais difíceis. Nesse caso, para ter certeza de que estará bem vestida, basta seguir uma regrinha básica: sempre respeite o dress code (código de vestimenta) do evento.

Ainda assim, podem restar dúvidas como: “Quais peças são indicadas para uma noite gala?”. Em geral, as festas podem ser de gala (ou Black Tie), formais diurnas, coquetel (que têm um tom mais informal independentemente do horário) ou na praia e no campo. Para não ficar na dúvida sobre o que vestir em cada uma delas, veja as dicas da professora de personal stylist da Sigbol Fashion Andréa Muniz e faça a escolha certa!

Gala ou Black Tie

“Longo com certeza”, sugere prontamente Andréa ao ser perguntada sobre o que usar em festas de gala. “Essa ocasião tem glamour e o vestido deve estar completamente adequado. O longo é elegante e cai superbem”, aconselha Andréa. Também é possível ousar com elegância. “Se a convidada quiser usar um modelo curtinho, pode até cair bem desde que ele seja bem elegante, com aplicação de pedrarias, por exemplo”, completa.

Formal diurna

Se à noite o vestido curto não é o mais indicado, para o dia é a escolha perfeita. “É importante lembrar que a festa é formal, portanto, o tecido do vestido deve ser nobre, como seda ou chiffon”, diz a professora. Mas, os longos não precisam ser excluídos das festas diurnas. “Dá para usar longos estampados ou com corte império, que são modelos elegantes e sóbrios, em festas durante o dia”, sugere Andréa.

Coquetel

Coquetel não necessariamente significa festa informal, que, por sua vez, também não é sinônimo de look casual. Os convidados devem sempre ter em mente que se trata de um casamento. Portanto, nada de calça jeans ou blusa de algodão. “Esse tipo de comemoração permite uma calça pantalona ou uma saia reta mais simples combinada a uma camisa de seda”, afirma a personal stylist. A palavra-chave é equilíbrio. “É importante saber dosar, combinar peças simples e sofisticadas”, continua.

Praia

Roupas descontraídas e elegantes são obrigatórias para casamentos na praia: shorts com brilhos ou bordados, camisas leves e vestidos curtos ou longos esvoaçantes. O conjunto geral da festa influencia detalhes específicos do look, como o sapato, por exemplo. Se a cerimônia e a festa acontecerem na areia, use rasteirinhas. “Quando a festa acontece em um salão, mesmo que a céu aberto, a convidada pode usar espadrille ou uma sandália plataforma”, aconselha Andréa.

Campo

O casamento no campo não foge às regras dos demais tipos de cerimônia. “Durante o dia, não é aconselhado o uso de brilhos e nem os vestidos longos. Independente do horário, os tecidos fluidos são os mais indicados”, diz a professora. Quanto ao sapato, os ideais são os que possuem salto grosso, que não “furam” a grama.
Fonte: Caras UOL

Ver Todos
Jogo de contrastes
Descubra o que o formato da pedra do anel de noivado revela sobre a noiva
Conheça 12 destinos deslumbrantes para passar a lua de mel
Acompanhe a evolução dos vestidos de noiva ao longo dos séculos 20 e 21
Chuva de arroz, bolhinha de sabão, confete e outras idéias para casamento
O Anel de Noivado
O Buquê de Noiva
O Vestido de Noiva
Noivos buscam personalização até nas alianças
Personalidade e idade ajudam a não errar na escolha da daminha e pajem
Nunes Pacheco - Cerimonial e Assessoria