Nunes Pacheco - Cerimonial e Assessoria
Especial Vestido de Noiva: Tecido
Uma questão primordial na definição do vestido de noiva é o tecido ou tecidos que comporão o traje. É escolhendo o tecido que você verá qual modelo de vestido irá fazer, pois é ele quem dá a forma, textura, volume e caimento do seu modelo. Por isso é importante conversar com seu estilista, costureiro ou fornecedor de vestido. Ele poderá lhe orientar sobre qual o tipo de tecido se ajustará ao modelo que você deseja, seu estilo e tipo físico. O Guia de Casamento separou para você uma relação dos tecidos mais usados em vestidos de casamento:


Seda

Tecido de origem chinesa, conhecido por sua maciez e brilho acetinado. Acredita-se que a seda começou a ser produzida na China por volta do ano 2700 a.C. Existem muitas variedades de seda, desde a natural, produzida dos casulos do bicho da seda, à sintética, feita a partir da celulose, além de tecidos mistos, produzidos a partir da seda. Podemos citar, por exemplo, o Chiffon, Crepe da China, Bianchini, Organza, Cetim, Georgete, Musseline, Shantung, Gazar, Zibeline e Tafetá.

Tule

Composto de uma malha fina, aberta e hexagonal, o tule pode ser feito a partir de fios de seda, algodão ou fibras sintéticas. É muito usado para o véu da noiva, mas serve também para dar volume às saias.

Cetim

Mistura de seda com fibras sintéticas. Muito macio ao toque, brilhante e luxuoso. Quanto mais seda tiver o cetim, melhor será o seu caimento. Tecido ideal para modelos de vestidos levemente ajustados ao corpo, porém não justos demais, para não correr o risco de marcar ou rasgar.

Tafetá

Tecido fino e acetinado, feito de fios de seda retilíneos, com um resultado extremamente uniforme e resistente. Seu aspecto é meio amassado e brilhoso, ótimo para quem deseja uma saia volumosa. É um dos tecidos mais antigos conhecidos pelo homem. Teve sua origem na antiga Pérsia. Hoje é produzido em larga escala na China.

Organza

A organza também é um tecido feito a partir da seda. Com uma textura fina e leve, possui um acabamento final de goma, que lhe dá certa consistência e brilho característico. Perfeita para dar volume às saias dos vestidos de noiva.

Crepe

É um dos tecidos mais usados em vestidos de noivas, pois dá um caimento elegante. Liso e macio, pode ser feito a partir da seda natural, da lã, cetim ou até mesmo poliéster. Distingue-se por ser muito suave ao toque e apresentar um brilho natural. Ideal para as noivas que desejam um vestido de noiva evasê, mas tome cuidado, pois se ficar muito justo pode rasgar.

Chiffon

Um dos tecidos mais queridos pelas noivas, é Ideal para vestidos de verão. Produzido a partir da seda, é muito leve e transparente. Perfeito para fazer mangas esvoaçantes ou até mesmo uma segunda camada.

Zibeline

Tecido forte, apesar de apresentar uma espessura fina. Como é um tecido mais encorpado, cai muito bem em modelos de vestidos mais ajustados ao corpo. Seu caimento é perfeito, pois contorna o corpo sem marcar e permite vários cortes: reto, rodado, sereia, evasê etc. É um tecido nobre e com brilho discreto. Também possui seda em sua composição. Ótimo para corpetes de vestidos de noivas.

Shantung

Originário da China, o Shantung também é feito a partir de fios de seda, com uma trama mais grossa. Apresenta aspecto brilhante e textura irregular, ideal para vestidos mais estruturados.

Renda

Tecido transparente, fino, delicado, cheio de orifícios e desenhado. Há vários tipos de renda, feitos com fios de linho, seda ou algodão. Ela tem diversas aplicações nos vestidos de noiva: bainha do vestido, véu, mangas ou até mesmo todo o vestido em renda. Nesse último caso, é necessário escolher um forro sem textura para poder ressaltar o desenho da renda. Também se pode usar a renda apenas para dar transparência ao colo e aos braços. Sempre em alta, é considerada extremamente chique e tradicional.
Fonte: Guia de Casamento

Ver Todos
Jogo de contrastes
Descubra o que o formato da pedra do anel de noivado revela sobre a noiva
Conheça 12 destinos deslumbrantes para passar a lua de mel
Acompanhe a evolução dos vestidos de noiva ao longo dos séculos 20 e 21
Chuva de arroz, bolhinha de sabão, confete e outras idéias para casamento
O Anel de Noivado
O Buquê de Noiva
O Vestido de Noiva
Noivos buscam personalização até nas alianças
Personalidade e idade ajudam a não errar na escolha da daminha e pajem
Nunes Pacheco - Cerimonial e Assessoria